O gênero do terror independente nos games tem conquistado espaço, mas também levanta algumas desconfianças, e The Renovator Origins é um exemplo recente disso. Lançado no fim de março, o jogo de terror psicológico em primeira pessoa chegou ao mercado com a proposta de explorar a interseção entre arte e sobrenatural, mas parte da crítica vem criticando o game por sua falta de originalidade e apesar de bons momentos para se assustar.
Qual a história de The Renovator Origins
O título funciona como uma espécie de prelúdio de um jogo anterior pouco conhecido, The Renovator, e gira em torno do filho de um restaurador de arte que, após a morte do pai, visita o antigo estúdio para recolher pertences. No entanto, o que era para ser uma despedida se transforma em um mergulho sobrenatural, onde realidade e arte se misturam em eventos inexplicáveis.
Apesar da premissa promissora, a narrativa do jogo possui longos trechos de exploração e eventos como logs de texto e revelações sobre uma possível maldição familiar dentro de um universo meio macabro e surrealista.
O que a crítica anda dizendo?
Um dos maiores problemas apontados pelos críticos é que The Renovator Origins não consegue ser tão assustador. O jogo aposta em ambientes escuros e lanternas fracas como tentativa de criar medo, mas falha em construir uma atmosfera de verdadeira tensão. Os sustos fáceis e previsíveis, sem preparação ou contexto, rapidamente perdem o efeito, tornando-se repetitivos.
Segundo a imprensa que testou o jogo antes de seu lançamento, os quebra-cabeças são desafiadores por sua complexidade, mas diversos deles podem ser simplórios ou mal projetados. Em um dos exemplos citados, o jogador encontra um alicate, mas só pode pegá-lo depois que o jogo “decide” que chegou o momento certo, quebrando completamente a lógica da progressão natural.
Já no aspecto visual, o jogo desenvolvido na Unreal Engine, apresenta gráficos em um efeito de motion blur que as vezes causa incômodo, mas que serve para criar essa atmosfera de terror. Contudo, ainda segundo a imprensa, a escuridão excessiva dos ambientes acaba prejudicando a experiência e se torna mais um obstáculo visual do que uma ferramenta de imersão.
Mesmo após títulos mais bem recebidos como Look Outside e KARMA: The Dark World, The Renovator Origins tenta aproveirtar o momento de alta do gênero. O jogo está disponível no PS5, e convida os jogadores a explorarem os mistérios ocultos por trás das obras de arte.
Veja o trailer abaixo
Confira também: Marvel Rivals: Segunda Temporada ganha data de estreia, novos personagens e mais detalhes
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo Playstation. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.