Classificação:
Anos após o seu lançamento original no Playstation 3, e com uma versão remasterizada lançada para Playstation 4, o jogo The Last of Us Part 1 está novamente em destaque na mídia por conta do lançamento de um remake para o Playstation 5. Mas esta nova versão é boa o bastante para chamar novamente a atenção do público que aproveitou essa trama anteriormente? E mais: será que este lançamento conseguirá atrair novos jogadores e jogadoras?
A história de The Last of Us Part 1
A trama de The Last of Us se passa vinte anos após a destruição da civilização moderna. Joel, um sobrevivente endurecido, é contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, de uma zona de quarentena opressiva. O motivo? Ela pode ser a cura para o surto que o mundo está passando há anos, e sendo assim capaz de voltar ao normal.
O que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal, já que ambos devem atravessar os EUA e dependem um do outro para sobreviver diante de perigosas ameaças que passam a cruzar o seu caminho.
The Last of Us Part 1: Uma jogabilidade conhecida, mas uma nova experiência em gráficos
Um ponto extremamente importante a ser citado logo de início envolve justamente a jogabilidade de The Last of Us Part 1, já que ela se mantém fiel ao que foi apresentado ao público em seu lançamento original de 2013 e na sequência de 2019. Ou seja, neste ponto você não terá que passar por qualquer adaptação se conhece a franquia, embora ainda assim toda vez que você expande as possibilidades de criação e uso de comandos isso continue sendo destacado.
A grande novidade neste remake do jogo da Naughty Dogs lançado para Playstation 5 envolve realmente a sua parte de gráficos, que por sua vez foram trabalhados em todos os detalhes possíveis. As melhorias são grandes, acompanhando o estilo e qualidade apresentados em The Last of Us Part 2. E por mais que para alguns acabem não destacando tanto estas mudanças por conta da versão remastered de PS4, aqueles que jogaram o titulo originalmente somente no Playstation 3 terão uma nova experiência.
É tudo realmente surpreendente neste quesito de gráficos envolvendo esta nova versão do jogo, que desde o início já mostra ao público que realmente passou por uma reconstrução completa para oferecer um resultado significante que o console mais recente da Sony pode oferecer. A fluídez dos personagens no remake também está diferente, muito mais próxima do que foi visto na sequência de 2019. Além disso, a inteligência de Ellie e outros personagens que acompanham a sua jornada com Joel foram muito melhoradas. Eles tem mais atitude, conseguem se defender melhor, e entram em combates nos momentos certos quando necessário.
Para completar esta parte ligada aos gráficos e jogabilidade, o The Last of Us Part 1 de Playstation 5 também traz um aproveitamento para a característica tátil do Dualsense. E claro, também introduz o requisito de Som 3d quando o headeset Pulse 3d está ligado.
Somando essas questões de gráfico e jogabiliade, a história deste clássico jogo das gerações mais recentes também continua forte e recheada de muitas situações que são desenvolvidas em volta da relação envolvendo Joel e Ellie. Desespero, Egoísmo, Miséria, assim como esperança e redenção, continuam marcando presença ao longo de todo o seu desenvolvimento. E para isso, obviamente, a trama foi mantida a mesma já apresentada no passado. E não se engane, se você resolver sentar para aproveitar um pouco, certamente ainda passará horas preso nestes acontecimentos tão envolventes.
Vale a pena jogar The Last of Us Part 1?
Sim, continua em minha opinião sendo sempre MUITO válido retornar ao universo das histórias de Joel e Ellie. Seja na versão original, remaster, ou agora neste remake, The Last of Us Part 1 continua sendo um jogo extremamente bem desenvolvido e viciante. Por mais que eu tentasse dosar diariamente minha experiência, ainda assim em muitas ocasiões isso se mostrou impossível.
Ainda asim, o lançamento desta nova versão do jogo conta com um grande problema diante dos fãs: o seu preço cheio de R$ 350 reais. Neste caso, ao meu ver, existem dois cenário que devem ser comentados. O primeiro deles envolve o fato de que se você tiver jogado somente a versão de PS3, então esta nova versão de PS5 acaba se tornando extremamente relevante para aproveitar o poder do console. E com isso, consequentemente, faz valer a pena o valor cobrado. Já se você tiver jogado a versão de PS4, então é melhor esperar um desconto no futuro.
O certo é: The Last of Us Part 1 está chegando para Playstation 5 e você poderá em algum momento reapoveitar a história destes personagens com uma nova experiência gráfica extremamente detalhada.
Confira também: Playstation 5: Calendário de lançamento dos jogos em 2022, 2023 e mais
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo Playstation. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.