Assim como acontece com filmes, o mercado de games também conta com anúncios frequentes e mudanças necessárias em seu calendário mesmo que jogos consigam deixar o público com expectatvas em alta. Tendo sido anunciado oficialmente em 2022, The Alters acabou passando justamente por todas as fases deste processo. Contudo, o jogo está finalmente chegando ao mercado neste dia 13 de junho de 2025.

Desenvolvido pela 11 Bit Studios, responsável por títulos que conquistaram o público como This War of Mine e Frostpunk, o jogo The Alters chega ao mercado justamente com a promessa de entregar uma nova história com detalhes interessantes envolvendo decisões que podem entregar um resultado totalmente diferente ao jogador ou jogadora. Mas valeu a pena toda essa espera? É justamente este o ponto que iremos cobrir ao longo dos parágrafos abaixo.
Classificação:
![]()
Um Review rápido sobre The Alters
Se você está evitando textos logos, então aqui vai a minha opinião em 1 ou 2 parágrafos: The Alters é incrível. O novo jogo da 11 Bit Studios consegue entregar tudo aquilo que promete ao público, trazendo então para a sua narrativa mistura de elementos como exploração, decisões morais complicadas e a necessidade de construir um relacionamento de Jan Dolski com suas versões alternativas.
Trata-se de um jogo com todas as assinaturas do seu estúdio desenvolvedor, mostrando mais uma vez a necessidade de produções que consigam trazer suas próprias ideias e abordagens originais para gêneros já explorados.
Qual a história de The Alters?
The Alters é um jogo de ficção científica de sobrevivência com uma particularidade única. Durante a sua história, você contrala Jan Dolski, o único sobrevivente de uma expedição que aterrou bruscamente num planeta hostil. Para garantir a sobrevivência, você tem que formar uma nova equipe para a sua base mível. A substância Rapidium cria versões alternativas de Jan (os ALTERS), cada uma delas definida por uma decisão importante do seu passado.
Conforme você explora os dilemas morais e de sobrevivência, você também irá explorar uma narrativa ramificada repleta de dinâmicas entre personagens fascinantes e decisões desafiantes. Simultaneamente, as questões fundamentais da vida faze você refletir: nós moldamos o nosso destino ou somos moldados por ele? A tentativa de sobrevivência torna-se extremamente pessoal tendo estas questões em conta.
Qual tipo de Jan Dolski você é? Uma história de muitas decisões e caminhos diferentes

Desde o seu primeiro minuto The Alters destaca que você estará em uma jornada de exploração com temática de ficção científica. Entretanto, estes aspectos são apenas a ponta de um gigantesco iceberg que você irá descobrir atrás de todo o seu caminho traçado.
Já sendo conhecida por apresentar opções de decisões morais muito complexas em títulos como This War of Mine e Frostpunk, a 11 Bit Studios trouxe então todo o seu conceito para um universo de sci-fi para se diferente de tantos outros jogos existentes. Obviamente, como já destacado até durante sua campanha de lançamento, o jogo traz muito mais elementos de This War of Mine. O motivo é simples: são exatamente os mesmos criadores.
O interessante, no entanto, é como este formato de jogabilidade semelhante com This War of Mine acaba caindo como uma luva em The Alters. Cada versão alternativa de Jan Dolski apresenta um temperamento e uma moralidade completamente diferente, sendo possível uma interação recheada de etapas e aprendizado. É um jogo muito bem desenvolvido com esta ideia de escolhas e consequências, fazendo com que seja necessário você jogar mais de uma vez até alcançar todos os objetivos.
A exploração do jogo e suas versões alternativas

Utilizando um sistema de exploração, o jogo The Alters traz consigo também a necessidade de você coletar recursos ao longo da sua história. Todos eles, obviamente, de extrema importância para a evolução da sua história. Com isso, em cada etapa do jogo você terá que estabelecer pontos de coleta para estes recusos que variam entre Recursos Orgânicos, Rapidium, Minerais e Metais fora da sua base. Além disso, internamente outras tarefas precisam ser executadas.
É aqui que você também acaba tendo que gerenciar da melhor forma possível a escolha dos seus Alters. Cada um deles possuí uma função diferente, e você pode sempre alternar o que eles farão. Alguns, obviamente, possuem funções especializadas que só podem ser feitas por eles. Ou seja, conheça suas histórias e saiba exatamente qual escolher. Suas decisões principais ao longo da jornada, por sinal, também farão com que algumas versões se tornem mais próximas ou mais distantes do Jan Dolski original.
A convivência entre seus personagens se torna algo então essencial ao longo de toda a trama. Tente encontrar objetos importantes para eles, tenha conversas, cumpra objetivos que eles gostariam de realizar, e também mantenha a diversão em dia. Tudo isso vai ajudar na sua jornada em The Alters, com o relacionamento se mostrando um ponto importante ao longo dos acontecimentos.
Os gráficos de The Alters também entregam qualidade

É interessante ver como a 11 Bit Studios está tendo cada vez mais cuidado com seus projetos, aproveitando assim o seu crescimento no mercado de forma muito positiva. The Alters nos entrega um gráfico de grande qualidade, com detalhes muito bem trabalhados quando necessário.
O planeta, obviamente, acaba contando com muitos cenários rochosos, mas que passam por alterações na mudança de atos. E sim, todos eles são extremamente detalhados quando necessário. Por sua vez, o cuidado com os ambientes da sua base são incríveis. Cada compartimento tem a sua função muito bem especificada, e até mesmo uma simples troca de posicionamento neles rapidamente também já é notada imediatamente.
Até mesmo as mudanças envolvendo as versões alternativas de Jan Dolski merecem ser destacadas, já que o personagem conta feições, trejeitos, e até o tom de voz diferente em cada uma delas.
Mas afinal, vale a pena jogar The Alters?
Por tudo o que apresenta, The Alters vale muito a pena ser jogado. O título da 11 Bit Studios consegue cumprir com todas as suas expectativas, entregando ao público uma história extremamente envolvente e com decisões morais incríveis a serem tomadas.
Toda a ideia de exploração envolvendo um planeta desconhecido também é extremamente positiva, sendo complementada ainda por esta necessidade de convivência envolvendo as versões alternativas de Jan Dolski. O mais interessante, no entanto, é que o jogo consegue deixar você curioso para iniciar sua trama mais uma vez e tomar todas as decisões diferentes para ver os acontecimentos alternativos.
A espera de 3 anos para The Alters consegue então, por conta de todos os seus detalhes, ser compensada com um jogo que encanta o jogador desde os seus primeiros minutos. E sim, eu já dei play mais de uma vez.
Confira também: Death Stranding 2: On The Beach ganha novo trailer focado em seu gameplay
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo Playstation. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.


