Quem nunca se perguntou, na hora de comprar um controle de PlayStation, se ele é realmente original? Aqui estão algumas dicas para identificar as diferenças entre um controle genérico e um original.
O mercado de réplicas está em alta na indústria dos videogames. Desde cópias piratas de consoles icônicos, como o PlayStation 2, até o hackeamento de seu sistema operacional para rodar jogos “flasheados“.
Essas práticas são comuns e não são recentes; elas existem há décadas, e quase sempre os produtos mais populares são os mais copiados. Por exemplo, o PlayStation 4 foi a plataforma mais vendida da oitava geração.
Comercializou pouco mais de 118 milhões de unidades e colocou a Sony novamente no topo do negócio, à frente da Nintendo. Hoje, ele ainda é vendido junto com o atual PS5, e seus famosos controles, o DualShock 4, também são alvos frequentes do mercado pirata.
Como reconhecer um controle de PS4 original?
A primeira coisa a se dizer é que esses controles estão à venda há tanto tempo, mais de 10 anos, que, à primeira vista, um exemplar genérico pode parecer idêntico a um original. No entanto, há diferenças elementos que podem saltar aos olhos para os mais atentos.
A embalagem de um DualShock 4 original tem um plástico na frente do controle, mas não o recobre completamente. Outra distinção é que a luz traseira, que indica que o controle está ligado, não atravessa o material do controle e muito menos vaza pelo porta USB.
No entanto, a forma mais confiável de garantir que um controle de PS4, por exemplo, é original é verificando sua etiqueta traseira. Se essa etiqueta for um adesivo e tiver as letras “EAC” escritas à esquerda, trata-se de um DualShock genérico. Se o controle tiver a etiqueta impressa, é um DualShock 4 original.
Como saber se um controle de PlayStation 5 é original?
O DualSense, controle do PS5, tem outras características que o tornam ainda mais fácil de identificar. Por exemplo, o relevo nas alças, onde se segura o controle, tem os símbolos característicos do PlayStation: triângulo, quadrado, círculo e X.
Outra forma de diferenciar um DualSense original de uma réplica é verificando seu número de série no site oficial da PlayStation. Esse número está na parte de trás do controle e vem após as letras “FCC ID”, indicando a qual geração de controles ele pertence.
Embora os controles genéricos tenham se mostrado completamente compatíveis com consoles originais e funcionem corretamente, eles são produtos de qualidade inferior, com menos cuidado nos detalhes e que se desgastam mais rapidamente do que um controle original. Cada caso se adapta à realidade financeira que possui, mas é importante sabermos a diferença e não errar na hora de comprar o controle, pagando mais caro para um item que não seria original.
Confira também: Esse comercial do PS Portal é uma das coisas mais fofas que você vai ver hoje
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo Playstation. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.