Assassin’s Creed Shadows – Review | Vale a pena jogar?

Jogo está sendo lançado após muitos adiamentos, mas mostrando que a espera valeu a pena!

Assassin's Creed Shadows entrega uma mistura de inovação com o seu jogo clássico
Divulgação

Classificação:

UPlay Nota Otimo

Composta atualmente por diversos títulos de grande sucesso, alguns melhores e mais expressivos que outros, a franquia Assassin’s Creed foi originalmente iniciada no ano de 2007 com o personagem Altaïr protagonizando uma trama ambientada na época da terceira cruzada. De lá pra cá, no entanto, muitos períodos foram retratados pela Ubisoft em seus títulos seguintes. Um pedido, no entanto, se tornou constante com o passar do tempo: um jogo ambientado no japão na época de shinobis e samurais, algo que agora está sendo entregue ao público com Assassin’s Creed Shadows.

- Publicidade -

A história de Assassin’s Creed Shadows

Japão, 1579 – A pátria trilha o brutal caminho rumo à unificação, orquestrada pela vontade ferrenha do daimiô Oda Nobunaga. A inquietação cresce quando novas alianças são criadas e estrangeiros corruptos se infiltram na nação. Após a invasão brutal à pacífica província de Iga, uma jovem shinobi embarca em uma jornada para cumprir uma promessa impossível, enquanto um samurai encontra um novo propósito enfrentando os demônios do passado.

É com este cenário desenhado pela sinopse oficial que Assassin’s Creed Shadows desenvolve a sua trama, fazendo com que o caminho destes dois personagens acabem se encontrando em um momento importante das suas vidas.

Um passo importante para o futuro da franquia 

Review de Assassin's Creed Shadows
Divulgação

Com sua história sendo ambientada em um período que desperta curiosidade constante do público sobre a história do Japão, o jogo Assassin’s Creed Shadows repete o caminho de capítulos anteriores ao misturar fatos com situações ficcionais. Algo que, obviamente, se tornou marca registrada da franquia ao longo dos anos.

O interessante, no entanto, é como Assassin’s Creed Shadows consegue dar um passo à frente para mostrar que mesmo após tantos anos, e muitos jogos, esta IP da Ubisoft ainda pode sim entregar ao público momentos de diversão e grande satisfação. Ainda que utilizando os elementos de RPG nos últimos jogos em seu conteúdo, o novo título apresenta um modo canônico. Este foi feito para entregar ao público as escolhas certas da história que está sendo contado, como os fatos realmente aconteceram neste universo que está sendo construído.

- Publicidade -

Com o modo canônico ao longo de toda a trama deste novo jogo algumas opções acabam não podendo ser feitas em cutscenes dos personagens, excluindo assim momentos de diálogos. Algo interessante para aqueles que tiveram algumas reclamações ao longo dos últimos anos, por exemplo.

Assassin’s Creed Shadows: Dois protagonistas muito diferentes para você aproveitar

Assassin's Creed Shadows entrega ao público 2 protagonistas muito diferentes
Divulgação

Com certos pontos então introduzidos ao público, o jogo Assassin’s Creed Shadows ainda consegue se mostrar positivo também em diversos pontos muito importantes. Ainda que siga uma história no melhor estilo de vingança, lembrando até mesmo elementos iniciais de tramas que envolveram personagens como Ezio Auditore, o novo jogo da Ubisoft traz de sobra evoluções esperadas.

Para começar, em Shadows você conta com um sistema de luta completamente diferente para os seus dois protagonistas. Naoe e Yasuke não poderiam ser mais opostos, mas ainda assim muito complementares um ao outro. Para aqueles que sentiam falta de momentos de grande porradaria, invadir um castelo com o Samurai certamente terá cenas de grande diversão. Por sua vez, o estilo das sombras e furtividade nunca fez tanto sentido quando estamos controlando a Shinobi.

As diferenças também não param somente no estilo de jogo, mas também passam pelo estilo de luta. As movimentações de Naoe são uma grande novidade para a franquia, com a mesma sendo muito mais fluída em seus golpes, saltos, movimentações. Este é um ponto MUITO positivo mostrado ao público, com a franquia deixando de lado um estilo muito comum de embates. Yasuke também conta com diferenças em relação a co-protagonista, mas lembra mais antigos personagens em certos momentos.

- Publicidade -

É válido citar ainda também o fato de que tanto Naoe, quanto Yasuke, possuem 6 árvores de habilidades diferentes para cada um. Ou seja, você tem mais atributos a serem escolhidos ao longo do jogo, e tudo vai depender justamente de como você gostar de enfrentar batalhas com cada um deles.

Evolução nos gráficos da franquia

Assassins Creed Shadows apresenta grandes melhorias nos gráficos
Divulgação

Assim como tantos outros títulos, ao longo dos anos Assassin’s Creed também deu seus passos apresentando uma melhoria gráfica esperada. Tudo isso foi somado aos jogos mais recentes com elementos de RPG, novas movimentações, e tantos outros elementos. Ainda assim, Shadows consegue entregar um novo resultado.

O jogo se torna ainda mais bonito quando você vive ele, de certa forma. As estações mudam durante os acontecimentos da história, durante a sua evolução, e tudo isso acontece diante dos seus olhos. Você pode estar indo para uma batalha com ventos ficando mais intensos, trovões surgindo, e a chuva sendo iniciada. Isso faz parte da proposta deste ano.

Além disso, levando em consideração o período da história japonesa, também é possível você notar através das mudanças de estações a evolução das plantações no mapa. Desde momentos que temos somente sementes nos campos de arroz, até o momento em que eles estão crescendo e prontos para serem colhidos. Detalhes que, neste período da tecnologia, muitos acabam apreciando.

Todos estes detalhes também podem acabar influenciando no seu estilo de jogo. No período de neve, por exemplo, a dificuldade fica maior para locomoção. E indo além de mudanças climáticas: até mesmo a luz do local, como uma lâmpada dentro de uma casa, pode acabar entregando sua localização por conta da sombra criada. Detalhes nos gráficos que, obviamente, chamam atenção.

Yasuke: Um problema ou solução? Depende da sua visão no jogo 

Yasuke em Assassin's Creed Shadows
Divulgação

Polêmicas sendo deixadas de lado sobre escolha do protagonista, a introdução de Yasuke no seu melhor estilo “tanque” no jogo é algo muito mais interessante. Afinal, trata-se de um personagem extremamente diferente dos protagonistas gerais de Assassin’s Creed clássico, mas sendo mais próximo dos últimos jogos principais como Valhalla, Origins e Odyssey.

O interessante é ver como a chegada deste personagem acaba trazendo oportunidades muito diferentes e complementares, como já citado alguns parágrafos acima. Se você estiver tendo dificuldade em algum momento com uma abordagem mais furtiva, então o jogo aqui lhe entrega basicamente uma opção certeira para entrar de punhos levantados e espadas em mãos quando achar ser uma necessidade.

Yasuke não é um iniciado na arte da lâmina oculta, tendo uma forma muito mais direta de resolver seus problemas no estilo de brandir e cruzar katanas em batalhas. Mas se esse não for um estilo que você deseja seguir, então saiba que não é necessário em 90% do tempo. Poucas vezes o jogo lhe obriga a entrar em batalha utilizando Naoe ou Yasuke. É tudo uma situação de escolha de quem estiver com os controles em mãos.

Na verdade, tirando os momentos iniciais, poucos pontuais exigem tal escolha. E os principais deles, por sinal, envolvem mais situações de diálogo. Então você tem em mãos a oportunidade de apenas aproveitar o melhor para a sua diversão.

Vale a pena jogar Assassin’s Creed Shadows?

Assassins creed shadows
Divulgação

Esta é uma questão que certamente causará divisões. Para alguns a franquia Assassin’s Creed já entregou aquilo que deveria há algum tempo, enquanto para outros ela é uma IP em constante evolução. Ao meu ver, o grande ponto positivo de Assassin’s Creed Shadows é que ele consegue unir o estilo antigo ao novo da franquia, sendo uma mistura de elementos de RPG com nova e antiga jogabilidade. Ou seja, mostrando assim que existem muito a ser explorado. 

Uma trama no japão feudal, obviamente, vinha cercada com uma expectativa muito alta. O jogo está perfeito? Não, ele ainda conta com seus problemas no melhor estilo Ubisoft. Uma travada em um objetivo aqui e ali, falhas de renderização em certos momentos, mas que ainda assim no geral entrega mais situações positivas que negativas.

É evidente que os adiamentos, desta vez, se fizeram necessários e foram muito prudentes para uma última polida nos gráficos. É um mapa muito grande, com muitos elementos, e diversas situações que são trabalhadas em toda sua extensão. Algumas ficam repetitivas, como as missões de buscas por recursos, mas ainda assim é interessante ver o que 2 protagonistas tão diferentes podem trazer para o seu estilo de jogo.

Se você está enjoado de Naoe, então a oportunidade para usar Yasuke e fazer tudo de forma diferente acaba sendo interessante. E assim, obviamente, pode também acontecer ao contrário. No geral, então, com todas essas questões envolvidas, temos a entrega de um jogo que consegue ser divertido por muito tempo em uma campanha principal que, por exemplo, irá durar mais de 40 horas dependendo do seu ritmo e decisões.

Confira também: inZOI é melhor que The Sims? Conheça o jogo que pretende ser o maior do mundo

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo PlaystationAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Marco Victor Barbosa
Marco Victor Barbosa
Formado em Jornalismo desde 2012, é o fundador dos sites Universo Heroico, Jornada Geek, e Universo Playstation. Antigo frequentador de locadoras, colecionador de filmes, e agora um apaixonado por streamings. Amante de filmes, séries e games. Iniciou no Universo Playstation ainda no primeiro console, quando jogava muito Fighting Force, Tomb Raider 2, e Winning Eleven.

Em Destaque

- Publicidade -

Notícias relacionadas