PSN está funcionando: Serviço é normalizado após mais de 18 horas fora do ar

Causas do apagão ainda não foram divulgadas pela Sony.

Ao que tudo indica, os serviços da PlayStation Network, a PSN, estão sendo normalizados após ficarem mais de 18 horas fora do ar, desde a noite da última sexta-feira, dia 7 de fevereiro de 2025. Ainda não se sabe a causa da interrupção, porém foi uma situação em escala global que afetou milhões de jogadores no mundo inteiro.

psn esta funcionando após longa interrupção

Gradativamente os serviços estão sendo restabelecidos, contudo podem apresentar instabilidades em determinadas regiões, ou até a interrupção completa da PSN. As contas oficiais da Sony e PlayStation ainda não se manifestaram oficialmente sobre o motivo do ocorrido, tão pouco deram detalhes sobre as causas da queda.

- Publicidade -

Esta falta de satisfação da empresa, por sinal, tem também causado uma grande repercussão nas rede sociais. Muitos usuários reclamam de uma falta de comunicado e explicação da empresa, que apenas afirmou na noite de sexta-feira que estava ciente do problema. Após isso, durante todo o período em que os serviços estiveram fora do ar, eles não fizeram nenhum outro comentário oficial.

Entenda a falha histórica: PSN ficou mais 18 horas fora do ar em pleno fim de semana

O que inicialmente parecia um burburinho em alguns locais, foi se espalhando pela internet e rapidamente a situação tomou conta das discussões nas redes sociais.

A conta oficial Ask Playstation se manifestou no final da noite desta sexta-feira, 07 de fevereiro, confirmando que eles já estavam ciente de que os usuários estavam tendo problema para acessar os serviços da Playstation Network. Entretanto, a empresa não deu nenhuma previsão de retorno para os seu serviços.

Confira abaixo o print da postagem:

- Publicidade -
PSN caiu
Print da conta no twitter/x

A postagem acima já completou mais de 16 horas desde que foi feita, mas os serviços desde então seguem fora do ar. Embora seja normal aconteceram falhas, o tempo em que os serviços estão sem funcionar já começam a causar uma certa apreensão no público. E claro, tudo isso envolve justamente lembranças do ano de 2011.

Relembrando o ataque hack da PSN em 2011

Em abril de 2011, um dos maiores escândalos de segurança digital da história dos videogames abalou a PlayStation Network (PSN). Hackers invadiram os servidores da Sony, comprometendo os dados pessoais de aproximadamente 77 milhões de usuários em todo o mundo. Informações sensíveis, como nomes, endereços, e até mesmo dados de cartões de crédito, foram expostas, gerando pânico entre os jogadores e colocando a Sony sob intensa pressão para explicar como tamanha brecha de segurança existia.

O impacto foi imediato e severo: a PSN ficou fora do ar por 23 dias, deixando milhões de jogadores e jogadoras impossibilitados de acessar seus jogos online e serviços digitais. O apagão digital gerou uma onda de revolta, levando a Sony a se desculpar publicamente e a prometer reforçar a segurança de sua plataforma.

Para a Sony, o prejuízo foi bilionário. Além dos custos diretos com investigações e reforço na segurança, a empresa enfrentou processos judiciais e teve que oferecer pacotes de compensação para os usuários afetados. O episódio manchou temporariamente a reputação da marca e serviu como um alerta global sobre os perigos do cibercrime no universo dos games.

- Publicidade -

Confira também: PSN completa 18 horas fora do ar: Sony está ciente, mas não dá previsão de retorno

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo PlaystationAproveite também para seguir a nossa conta no instagram.

Felipe Hoffmann
Felipe Hoffmann
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFES, possui especialização em Marketing Digital pela Universidade de Chicago e há 8 anos é colunista de cinema da Radio Band News FM ES e TV Capixaba.

Em Destaque

- Publicidade -

Notícias relacionadas