A versão japonesa do aguardado jogo Assassin’s Creed Shadows será lançada com cortes significativos em relação à violência gráfica. A decisão foi tomada pelo CERO, órgão responsável pela classificação de jogos no Japão, que atribuiu ao título a classificação CERO Z, restringindo a venda para menores de 18 anos. Além disso, cenas e opções relacionadas a mutilações e violência corporal foram completamente removidas para que o jogo se adequasse às regulamentações locais.
Decisão somente para mercado japonês
De acordo com um comunicado da Ubisoft no Twitter, a censura inclui a remoção de desmembramentos, tanto de inimigos quanto de opções no menu de configurações que permitiam ativar ou desativar esse recurso. “A forma como partes do corpo decepadas são retratadas também foi alterada”, confirmou a empresa. Essa não é a primeira vez que a franquia Assassin’s Creed passa por ajustes no Japão. Assassin’s Creed Valhalla, por exemplo, também foi censurado por motivos semelhantes.
Sobre Assassin’s Creed Shadows
Com lançamento marcado mundialmente para o dia 20 de março de 2025 para PS5, Xbox Series X|S e PC, Assassin’s Creed Shadows promete ser um marco na série. Em uma análise recente, após quatro horas de gameplay, o jogo foi descrito como uma evolução significativa da fórmula da Ubisoft. “Não é maior — o que é bom para muitos —, mas parece melhor do que tudo o que veio antes. Com Assassin’s Creed Odyssey no currículo do desenvolvedor líder de Shadows, isso é um grande elogio. Este pode ser o ápice da abordagem RPG da franquia até agora”, concluiu a avaliação.
A censura no Japão, no entanto, levanta questões sobre como diferentes mercados lidam com a violência em jogos. Enquanto os fãs globais poderão experimentar o jogo em sua versão integral, os jogadores japoneses terão uma experiência um pouco diferente.
Confira também: Rise of the Ronin: Jogo vai perder exclusividade do PS5 em breve e fãs reclamam
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes e séries de heróis no Universo Playstation. Aproveite também para seguir a nossa conta no instagram.